quarta-feira, 18 de novembro de 2009

VIRTUDES A SEREM CONSERVADAS DIANTE DE DEUS

TEXTO: COLOSSENSES 3:12-17
12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
16 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
17 E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.


Virtudes a serem cultivadas
MISERICÓRDIA > Piedade, compaixão, sentimento despertado pela infelicidade de outrem. / Perdão concedido unicamente por bondade; graça.
BENIGNIDADE > Qualidade de ser bom. Qualidade de quem é benigno: agir com benignidade
HUMILDADE > Uma humilde disposição espiritual. o paganismo não tinha qualquer palavra para significar a graça e beleza da humildade. os termos correspondentes queriam dizer fraqueza e baixeza da alma. A humildade é preciosa aos olhos de Deus (1 Pe 3.4) - revela que mais graça será dada a quem a possuir (Sl 25.9 - Tg 4.6) - conserva a alma na tranqüilidade e contentamento (Sl 69.32,33), e gera a paciência e resignação nos momentos de grandes infelicidades (Jó 1.21). Jesus nos deu o grande exemplo de humildade (Fp 2.6 a 8). As maiores promessas de felicidade são feitas aos humildes (Sl 147.6 - is 57.15 - Mt 5.5 - 1 Pe 5.5).
MANSIDÃO > Qualidade do que é manso. / Brandura de índole ou gênio. / Qualidade da fala lenta e em tom baixo.
LONGANIMIDADE > Firmeza de ânimo,. Caráter!Caráter da pessoa que suporta as adversidades e que prossegue no seu empenho, apesar dos obstáculos. Bondade que faz desprezar as ofensas.
PERDÃO> Remissão de culpa, dívida ou pena.
AMOR > inclinação da alma e do coração; objeto da nossa afeição; paixão; afeto; inclinação exclusiva. Afeição viva por alguém ou por alguma coisa: o amor a Deus, ao próximo, à pátria, à liberdade. (I COR 13:13)
PAZ > O conceito bíblico de paz tem na raiz o significado de “totalidade”, de “inteireza” ou de “perfeição”. Entre as importantes gradações de sentido, temos “realização”, “maturidade”, “saúde”, “integridade”, “harmonia”, “segurança”, “bem-estar” e “prosperidade”. Conota, também a ausência de guerra e de perturbação.
A PALAVRA DE CRISTO HABITE EM VÓS > Deixe a palavra dirigir a sua vida temendo a Deus em seu coração. (Disse Jesus : Aquele que me ama guardará a minha palavra)
PALAVRAS E AÇÕES EM NOME DE JESUS. > Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu! (SALMO 19:14)

(PR GILSON ALBUQUERQUE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário