quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A GRANDEZA DA PALAVRA DE DEUS E SUAS APLICAÇÕES PARA NOSSA VIDAS

TEXTO: Salmos 19:7-14
A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices. 8 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos. 9 O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente. 10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. 11 Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa. 12 Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. 13 Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhorie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão. 14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!

1) A Palavra de Deus é Perfeita e refrigera a alma (V-7)
- Salmo119:96 > Tenho visto que toda perfeição tem seu limite; mas o teu mandamento é ilimitado
- Salmos 23:2,3> Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; 3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
2) A Palavra de Deus é Fiel e da Sabedoria aos Símplices.(V-7)
- I Timoteo 4:9 > Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação
3) A Palvara de Deus é Reta e Alegram o coração (V-8)
- Samos 33:4 > Porque a palavra do SENHOR é reta, e todas as suas obras são fiéis.
- Salmos 119:137> Justo és, SENHOR, e retos, os teus juízos.
- Salmos 119:35> Guia-me pela vereda dos teus mandamentos, pois nela me comprazo.
4) A Palavra de Deus é Pura e ilumina os olhos (V-8)
- 2 Samuel 22:31> O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do SENHOR refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam
- Salmos 119:140> Puríssima é a tua palavra; por isso, o teu servo a estima.
- Salmos 119:105> Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos
5) A Palavra de Deus é Limpa e permenece para sempre (V-9)
- Marcos 13:31> Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão
6) A Palavra de Deus é Verdadeira e Justa (V-9)
- Apocalipse 21:5> E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
7) A Palavra de Deus é mais valiosa do que o ouro e mais doce que o mel (V-10)
- Provérbios 3:15> Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela.
- Salmos 119:127>Amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro refinado.
- Salmos 119:103> Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca.
8) A Palavra de Deus nos Admoesta (Aconselhar, advertir; censurar, repreender com brandura) e nos recompensa quando a guardamos.
- Salmos 119:11> Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
- Samos 119:112> Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim.
9) A Palavra de Deus nos gaurda da soberba , nos limpa e nos purifica de todo pecado.( V-12,13)
- I João 1:9> Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
10) A Palavra de Deus é uma semente que é lançada em nossos corações e que produz muito frutos.
- Salmos 51:10> Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto

(PR GILSON ALBUQUERQUE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário